Fragmentos do livro


Fragmentos– Poesias


Fim de ano chegando
Cidades se enfeitando
E tudo se aprontando
Pessoas têm objeções
Pessoas têm convicções
E ninguém quer consternação

Enfeites de amor – Barbie Californiana


Em uma bailava no ar brilhos,
sabores, cristais, abraços, amores.
Sobrava de tudo.

Na outra, à margem,
tudo se enchia com a falta,
do sentido, do calo, do sabor,
da mão estendida.

O Natal que ninguém vê – Cris Campos



Que meus lábios se abram 
Para proferir palavras
De alento e conforto
aos corações esmagados
Pela dor e pela saudade


Natal – Gracita


O tédio o deixava deprimido
Enquanto as luzes lhe levavam a depressão
Os cigarros deixavam o ar tão poluído
Contaminado sua vida e seu pulmão.

Janaína Cruz – Lisergia Natalina


É o momento de presentear:
Ao sonhador… um pesadelo.
A fome… o jejum.
A idade… a velhice.
Ao amor… um desamor.
Ao ódio… eternidade.
A tristeza… uma lágrima.
A ira… um destinatário.
Ao sanguinário… um cálice.
Ao governo… meu imposto de renda.
A paixão… a solidão.
Ao inimigo… um cômpar.
Ao amigo… um inimigo.
A vaidade… uma coroa.
Ao ontem… um amanhã.
Ao diabo… a humanidade.
Para a vida… a natureza.
A morte… um morto.
Ao morto… morte eterna.
Aos porcos… você.
E a você…  
E a você????  O quê você merece?
É Natal!

É Natal e faço uma lista – Janice Adja



É Natal!
Hoje, amanhã e sempre!
Mas essa data vai passar...
Como tudo nessa vida passa.
E vai passar a amargura
Como passam os dias de alegria
De prazeres a exaustão

Poema da Esperança no Natal – Maria Lúcia (Centelha Luminosa)




Melhores Momentos Contos e Crônicas

  Não sou conservadora ao ponto de ser contra os enfeites, as festas e os presentes.
  Tudo isso é muito bom e bonito!
  Mas tudo deve ser feito, lembrando-se primeiramente, que o Natal representa o aniversário de Jesus!

  Quando foi que o verdadeiro sentido do Natal se perdeu? – Adelise M.A.P Silva 




  — Emy, vou te mostrar crianças que já não tem sonhos ou esperanças. É por elas que este mundo existe e deveria existir dentro de cada ser humano, mas eles estão guerreando entre si, matando, molestando suas crianças e velhos...  A humanidade já não tem amor ou compaixão pelo outro. Cada um preocupa-se apenas com suas próprias dores, esquecendo-se que outros sentem dor ainda maior.

  A humanidade precisa de humanos – Ahtange Ferreira

  Crescer… entendo Peter Pan agora.Virar adulto é um processo que aprisiona uma parte de nós, e no meu caso, esse pedaço de mim levou consigo todo o sentido desse aniversário do ilustre Jesus. Só que não consigo viver mais neste vazio de significado. A cada ano que passa, recomeço a meditar. De que me serve o natal agora? Não sou católica, não acredito em Papai Noel, mas com certeza acredito no Cristo, e talvez só Ele me reste.

  Retrospectivas natalinas – Alê Lemos


 Nunca esqueceria a alegria da surpresa pelo presente. Papai Noel estivera ali, podia sentir seu cheiro, um cheiro macio, como de pão doce saindo do forno.
  Sim, ele estivera ali, e ela era uma menina muito feliz. Assim eram os natais, perfumados e alegres. A casa recendia a cera de assoalho, cortinas lavadas, sabonete de lavanda.

  Um cheiro de pão doce – Antonia Ivani Ramos

  Após um período de reflexão, parecia que ele nunca tinha existido em minha vida e finalmente, mudei de ideia em relação ao baile. Minha festa de formatura tinha sido perfeita e eu fui escolhida para ser oradora, já meu aniversário de 21 anos aconteceu com uma surpresa que ele tinha planejado com ajuda de meus pais e amigos antes de tudo terminar, mas foi uma festa triste para mim, pois nem naquele momento o desejo de vê-lo novamente tinha se realizado. Cheguei a enviar cartas manuscritas a ele, como nos tempos de namoro, com pedidos de desculpa, mas nenhuma teve retorno. Enfim, fiz minha parte e a vida seguiu.

  Mágica Natalina – Barbie Californiana


  Os anos passaram, as crianças cresceram e a tradição foi tomando forma e corpo diferentes. O netinho terrível que não dava sossego para ninguém tornou-se um rapaz carismático e ótimo tecladista que conduzia cantos de Natal durante a festa. Os primos já não corriam pela sala, mas ainda brincavam como se fossem crianças. Na cozinha as irmãs conversavam e celebravam a vida. Os homens ficavam em outra sala, debatendo sobre política e futebol. Tudo muito parecido como outrora, exceto pela ausência do Papai Noel, que teve sua magia roubada pelo crescimento dos pequenos e não era mais possível disfarçar o fato de que era um dos homens da família que representava o papel. Mas naquele ano a ausência não seria só essa.

  A bengala – Bia Hain


 Tinha vontade de sair gritando quando ouvia falarem do espírito natalino, do tempo do perdão, dos homens de boa vontade. Onde é que se encontravam estas preciosidades? Natal, tempo de paz, tempo de amor...

  O céu escolheu – Carmem Barros


 Nicolas era o único que sabia o segredo de Marcos, contanto, não fora isso que o afastara. Isso nunca o afastaria, sua alma sempre lhe dizia que quando se era um amigo, devia aceitá-lo tal como era e devia saber guardar seus segredos.

  Um conto de Natal diferente... para alguns... – Christian V. Louis

  Fechava os olhos sempre que sentia os meus pensamentos tentando lembrar do Natal com Amanda.
 Tive medo de ver a Bianca, olhando confusa para aquilo tudo, como se não fosse capaz de ouvir os meus olhos gritando de saudades de minha esposa.
 Ela parecia não querer saber dos meus motivos de não querer fazer nenhuma festa de Natal aqui em casa. Nunca fiz nenhuma para ela.
 Talvez ela nem soubesse que tinha um pai que gostava de festejar o Natal.
  Ela nunca quis saber de uma porção de coisas.
  E Bianca não tinha motivos para acreditar em Papai Noel.
  Nunca ganhou presentes no Natal.
 Eu, realmente, não conseguia mais passar um Natal sem minha esposa.
  Me fechei por vontade própria, quando Amanda faleceu.
 E se dependesse de mim o Papai Noel nunca iria mais aparecer em casa.

O Natal chegou – Felisberto Junior

  Pietro tirou a roupa de festa e vestiu sua roupa de espião, digo, seu pijama de ursinhos enorme, herdado do irmão mais velho. Num traje mais confortável, era até mais fácil raciocinar! Esperou seus pais fazerem silêncio e deu uma checada geral no corredor, pois não queria ser pego antes de seu ato glorioso. Devagarzinho, pé-ante-pé, foi até a escada e se escondeu estrategicamente num ponto escuro atrás do corrimão. O plano dos planos estava pronto, era só esperar...


  O Master Plano – Ismália Santos


  Madrugada da véspera de Natal. Um menino levanta para beber água e flagra um senhor idoso de barba olhando uma lista. Ele pergunta:

  — Tio Walter? É o senhor? Se veio atrás daquele pedaço de pizza que o senhor deixou no prato no outro dia, a mamãe jogou fora porque...  
           
 — Não, não. Olhe de novo. Barba branca, barriga levemente avantajada, sorriso simpático e a conhecida risada patenteada “HO, HO, HO!”.

  — Tio Walter... Sofrendo um ataque de asma?

  Compreender para crer – Jacques Fonseca Beduhn

 Não gosta da data? Odeia o consumismo? Acha que é uma data para pessoas falsas?
 Então faça algo para mudar isso, adote uma cartinha no correio próximo de casa, faça uma criança carente feliz, doe amor, doe seu tempo, doe esperança.
 Se alguém destruiu essa data pra você, não faça isso com os outros, não destrua aquilo que tem de bom no mundo, já tem tanta coisa ruim, tanta guerra, tanta fome, tanto desrespeito, falta de amor.

  Natal – Jane dos Anjos


 Li e reli a cartinha escrita com letra redondinha de caderno de caligrafia ao Papai Noel. Sim, estava tudo lá: minha obediência, minhas notas, meu respeito aos meus pais, minha cama arrumada, minhas tarefas, muitos agradecimentos, e, por último,  o meu pedido de Natal.
 Agora era só deixar o envelope debaixo da pequena árvore artificial com algodão por cima, imitando neve... e ir dormir. Minha mãe sempre me disse que o Papai Noel só vem se a gente estiver dormindo de verdade (diga isso para minha ansiedade, mamãe...).

  Miniconto de Natal – Ligéia

  “Querido Papai Noel, eu sei que o Senhor é muito ocupado com muitas crianças pedindo muitas coisas no Natal, se o Senhor receber esta carta e fizer o que eu pedir, eu vou acreditar que o Senhor existe, mesmo que muitas pessoas como a vovó, dizem que o Senhor não existe. Eu só gostaria que meu pai e minha mãe não brigassem mais.

  O presente de Juliano – Luciana Souza

  Sentia-se fraco, talvez fosse o frio. Algo doía, muito. Física e emocionalmente. Olhou para o céu por alguns instantes e conseguiu divisar uma estrela em meio ao nevoeiro. Mesmo sabendo que era apenas uma estrela distante, murmurou um pedido de Natal: queria apenas voltar para casa nem que fosse para ver sua família apenas mais uma vez.

  Recomeço – Marina Carla Bertoldi

 Nossa decepção era visível e meu pai ficava com os olhos embaçados de lágrimas. Eu pensava que ele também ficava triste com o Papai Noel.

 É Natal [De quem???] – Marly Bastos


Serginho: Toma, é meu presente pra você espero que goste.
Garoto: Nossa! Quanta coisa e tem uma bola. Nunca tive uma bola dessas. Hoje é meu aniversário, é a primeira vez que ganho presente. Muito obrigado.
Serginho: Como é seu nome?
Garoto: Todo mundo me chama de Tiquinho, mas meu  nome é Jesus, foi minha  avó quem  me deu esse nome.  Agora já vou, obrigado tio. E obrigado tia e obrigado a você, Serginho, tu é muito legal. Esse foi o melhor natal que eu já tive. 
Disse isso, deu adeus e foi embora todo feliz.

O verdadeiro espírito do Natal – Nádia Santos



  Sentado ali sozinho, conseguia vislumbrar a sala de Sara e da vizinha Matilde, ambas estavam repletas de felicidade e harmonia, mesmo estando do lado de fora, neste dia não sentia a solidão das ruas a qual foi submetido desde os 6 anos de idade.
 Nesta noite a magia de natal tomava conta de seu coração, não tinha tempo de pensar na vida miserável que levava, esta noite era diferente, pelo menos uma vez no ano alguém o olhava nos olhos, sorria e ainda lhe dava um abraço.
 Esta noite, Carlos, com sua alegria, sentia-se parte da decoração da rua...

  O Natal de Carlos – Patrícia Galis


  Sempre tive uma visão muito surreal, romântica e até mágica do Natal. Visão essa que acabou por se deteriorar com o amadurecimento e com o passar dos anos. Mas o seu cheiro... Para mim é único. Para mim o Natal tem um cheiro tão próprio que jamais poderia me enganar ou esquecer. É um cheiro que não consegue com nada se assemelhar. Um cheiro diferente. Um cheiro que só o Natal tem.

  Cheiro de Natal – Sabrina Gomes

 Manu juntou as mãos, fechou os grandes olhos de jabuticaba e pediu baixinho.
  — Deus, eu sei que hoje é o aniversário do seu filho Jesus, mas será que o Senhor deixa Ele vir na nossa festa? Eu sei que não tem muita coisa, mas eu, a vovó e Pimpo queremos dar para Ele essa linda flor amarela.
  Dona Gracília não conseguiu segurar as lágrimas, abraçou Manu e ficaram assim por alguns minutos, em silêncio, somente olhando a chama da vela que tremia enquanto clareava o cômodo. A pequena não desgrudava os olhos da porta, a noite estava fria, mas Manu se mantinha firme a espera do nobre convidado. Algumas horas se passaram e Dona Gracília não suportou mais ver a espera da pequena Manu.
  — Vamos dormir minha querida!
  — Não vovó, se dormirmos e Ele chegar como vai entrar?
 — Ele não virá Manu, existem muitas casa cheias a essa hora, com mesa farta, muitos presentes. Ele não vai conseguir chegar a tempo.
 — Não vovó! Vamos esperar só mais um pouco. –  pediu Manu com lágrimas nos olhos.

  A flor amarela – Sheila Antunes


  A tarde já estava deitando sobre São Paulo, obrigando os painéis e letreiros da cidade a se acenderem, e aquela cena foi se misturando à suas lembranças, a ponto de ele ficar tonto, e cair derrotado sobre uma calçada suja e gélida. Para os demais humanos, a cidade jamais estivera tão bem decorada em outros Natais, mas para ele, os enfeites natalinos começaram a adquirir aspectos assustadores. Talvez fosse o Natal que despertara nele a necessidade de ter sua família por perto. Mas talvez essa necessidade tenha vindo da sua vontade de pedir desculpas. As últimas de sua vida.

  O ùltimo Natal – Vinícius Valente

  Quando já era aproximadamente oito horas da noite Ângelo foi para o escritório resolver uns problemas e começou uma imensa gritaria dentro da loja.
   Ele correu para ver e eram duas senhoras de uns 70 anos brigando por um boneco de Papai Noel que era o ultimo da loja.
  Ele pediu para elas se acalmarem e escolherem outro brinquedo, mas elas insistiam naquele.
   Ele disse para pararem que chamaria a policia e que não fazia sentido elas brigarem por causa de um boneco idiota de Papai Noel.
   Elas olharam para ele assustadas e uma delas disse que ele não sabia que estava falando.
  Ângelo pegou o boneco e quebrou no meio dizendo que agora o problema estava resolvido.
  — Filho você acabou de estragar o natal de duas crianças por causa disso que você fez. – disse umas das senhoras.
 — Manda essas crianças irem trabalhar e esquecer-se dessas coisas que não existem. - retrucou Ângelo.

  O Natal de Ângelo - Washington Luis Lanfredi Dias dos Santos

  Estes são alguns fragmentos de nossa Antologia. Não foi fácil selecionar apenas breves escritos para que os leitores tenham uma ideia do resultado excelente desta obra que reuniu 27 autores, dos mais variados gêneros literários
  Em cada poema e cada conto / crônica, contém conteúdos e desfechos surpreendentes. 

Christian V. Louis



Adquira sua obra clicando na imagem